Quais as vantagens da gestão da manutenção

Quais as vantagens da gestão da manutenção


Todo processo precisa de objetivos claros para ser compreendido. Entender a teoria do que é gestão da manutenção não é difícil. Porém, ter a dimensão da importância desse processo é realmente necessário para as empresas. As principais vantagens da gestão da manutenção são: -agendar o trabalho de forma eficiente; -controlar os custos; -garantir a conformidade regulamentar. 1 Eficiência no trabalho O gerenciamento de manutenção é essencial para o sucesso de qualquer organização. Tudo isso porque um programa de manutenção mal organizado pode interromper a empresa. Por exemplo, se os funcionários de manutenção estão corrigindo uma fotocopiadora quebrada em vez de um equipamento essencial de produção, uma fábrica pode parar de produzir qualquer coisa. Se o gerente de manutenção não entender os processos da empresa bem o suficiente para saber o que é mais importante, esse tipo de problema de agendamento torna-se mais provável. Ou se o gerente de manutenção planeja quatro funcionários quando apenas um é necessário, a empresa perderá dinheiro. Se materiais como produtos químicos não forem armazenados e descartados adequadamente, a empresa poderá ter problemas com os órgãos responsáveis. 2 Agendamento de tarefas Para atingir o objetivo de um agendamento eficiente, o gerente de manutenção deve entender como a empresa trabalha. Conhecer a prioridade relativa de diferentes equipamentos também é fundamental. Por exemplo, em um armazém de fornecimento de papel, a empilhadeira e o caminhão de entrega podem precisar de manutenção ao mesmo tempo. Sem a empilhadeira, os funcionários não podem mover caixas de papel ao redor do armazém. Sem o caminhão de entrega, eles não podem entregar ordens de papel aos clientes. O gerente de manutenção precisa saber qual tarefa tem maior prioridade e o que, uma vez, pode se dar ao luxo de esperar um pouco. 3 Controle de custos Controlar os custos é um objetivo importante, mas não está totalmente sob controle do gerente de manutenção. O orçamento do departamento de manutenção geralmente é definido pela empresa. Já o gerente de manutenção deve trabalhar com o que for fornecido. Por exemplo, uma parte necessária para manter um determinado equipamento pode estar disponível em mais de um fornecedor. O gerente de manutenção pode ter que decidir entre uma parte menos dispendiosa que pode desgastar mais rapidamente ou uma parte mais confiável, mas menos acessível. 4 Conformidade com as leis Os gerentes de manutenção devem garantir que todas as tarefas de manutenção sejam realizadas. E tudo isso precisa estar de acordo com as leis e regulamentações locais, estaduais e federais. Por exemplo, pode ser mais fácil e mais acessível agendar apenas um empregado para trabalhar em um equipamento. Mas se houver uma regulamentação de segurança que exija dois funcionários para executar a tarefa, a empresa pode sofrer uma multa de não atender o regulamento. Parte do trabalho do gerente de manutenção é familiarizar-se com todos os regulamentos relevantes e garantir que eles sejam seguidos.