O que é a melhoria contínua e como ela fortalece as empresas que adotam esta metodologia?

O que é a melhoria contínua e como ela fortalece as empresas que adotam esta metodologia?


Melhoria contínua é um processo essencial para o sucesso dos negócios no longo prazo. Ele age como uma força poderosa, em ação nos bastidores das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Todos os dias, esta técnica promove inovação e eficiência nas diversas áreas do mercado. Como o nome sugere, a melhoria contínua é um esforço ininterrupto pelo incremento na qualidade geral de produtos, processos e serviços. Estes incrementos podem vir por meio da redução do desperdício e do aumento da eficiência. Esse modelo de trabalho gera uma vantagem competitiva para as organizações que o sustentam, porém a consistência não é fácil de ser alcançada. Não é incomum que a própria menção do termo melhoria contínua levante suspeitas no mercado devido a experiências negativas com a abordagem. Muitas vezes os líderes e funcionários foram submetidos a um “programa” de melhoria contínua que resultou em um grande esforço limitado à limpeza da área de trabalho, ou na utilização de quadros brancos. Em primeiro lugar é necessário esclarecer que a melhoria contínua não é um programa. Ela não tem uma data de início ou fim, devendo ser adotada como processo de trabalho. É fundamental deixar claro a todos os funcionários que o objetivo é a melhoria de resultados do negócio. Quando um líder tem um resultado comercial para alcançar, a última coisa que quer sentir é que outro departamento está interferindo em seu processo, criando distrações. Ao ser implementada, a técnica da melhoria contínua mostrará resultados de duas maneiras: Incremental: ocorrendo lentamente, com pequenos incrementos, ao longo do tempo Explosão: mudança significativa e repentina Embora existam mudanças súbitas a partir de novas descobertas, a maioria dos resultados da melhoria contínua aparecerão de forma incremental por um longo período de tempo. Os seus processos atuais são hábitos arraigados em sua organização. Por isso, é importante lembrar que a mudança não será fácil e deve ser feita de maneira cautelosa. É necessário definir antecipadamente as novas expectativas e garantir que a empresa reconheça e recompense o comportamento correto criando a base para a verdadeira mudança cultural.