Logística reversa e sustentabilidade

Logística reversa e sustentabilidade


O conceito de logística reversa se transformou em uma ferramenta fundamental para a sustentabilidade no setor empresarial. Mas ainda há muito desperdício nos processos tanto industriais como de coleta seletiva.Nos últimos anos, a sustentabilidade se tornou um dos temas mais discutidos no setor empresarial. Isso é fruto, principalmente, da conscientização social. O ser humano está cada vez mais certo de que os recursos naturais que utiliza são finitos. Dessa maneira, se não nos preocuparmos com o planeta, as próximas gerações estarão ameaçadas. O tripé reduzir, reutilizar e reciclar é uma tendência cada vez mais presente em nossa sociedade. Seguindo essa tendência, o conceito de logística reversa também se transformou em uma ferramenta fundamental para a sustentabilidade no setor empresarial. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.Há muito desperdício nos processos tanto industriais como de coleta seletiva. A logística reversa possibilita a reutilização desse material ou, se isso não for possível, o descarte correto do mesmo. Desse modo, as empresas têm se esforçado para reintegrar os resíduos nos processos produtivos originais, minimizando as substâncias descartadas na natureza e reduzindo o uso de recursos naturais. Fabricantes de bebidas, por exemplo, têm gerenciado o retorno das garrafas desde os pontos de venda até os centros de distribuição. Fica evidente que a logística reversa é uma forma eficiente de recuperar os produtos e materiais descartados das empresas. Atualmente, as empresas modernas já entenderam que, além de lucratividade, é necessário atender aos interesses sociais, ambientais e governamentais, para atingir a sustentabilidade. É preciso satisfazer os stakeholders – governos, comunidade, acionistas, clientes, funcionários e fornecedores –, que avaliam a empresa por diferentes ângulos. A logística reversa ainda está em difusão no Brasil, aplicada por ora somente por empresas de grande e médio porte. O potencial de crescimento nos próximos anos, porém, é muito promissor.